O feminismo numa visão cristã

A religião cristã é machista? O feminismo anda na contramão do cristianismo? O termo tem ganhado proporções gigantescas nos últimos a...



A religião cristã é machista? O feminismo anda na contramão do cristianismo? O termo tem ganhado proporções gigantescas nos últimos anos e deixa questionamentos na mente do muitos.

Pra começo de conversa, Jesus Cristo nunca pregou o machismo.
Sujeitando-vos uns aos outros no temor de Deus.
Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor;
Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo.
De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos.
Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,
Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,
Efésios 5:21-26
Deus criou o homem e a mulher. Ambos têm o mesmo valor perante o Criador, porém assumem propósitos diferenciados, não para que um seja superior ao outro, mas para que dessa forma se completem. Nos versículos citados acima o segredo está em "sujeitando-vos uns aos outros" e tudo isso refletido com amor. 

A palavra de Deus é eterna e seus princípios imutáveis. Ir contra isso é ser contra o próprio Deus. Não me entenda mal. Não estou aqui fazendo apologia a violência e a escravização da mulher. O que argumento aqui são bases bíblicas que favorecem o conceito de família e revela o papel que cada um desempenha. Cabe a mulher ser uma ajudadora de seu marido (Gn 2.18), educadora, prudente e pura (Tito 2.3-5). E ao homem cabe cuidar de sua família (1Tm 5.8), ser sábio e tratar sua mulher com honra (1Pe 3.7).

Por fim, os ideais do feminismo radical vão contra o cristianismo, exceto que ambos lutam contra a violência. Tudo pode ser resolvido com um mandamento: ame seu próximo como a ti mesmo. A mulher se submete ao homem, em resposta ele a ama e se entrega por ela como Cristo fez. 

No Senhor, todavia, a mulher não é independente do homem nem o homem independente da mulher. Pois, assim como a mulher proveio do homem, também o homem nasce da mulher. Mas tudo provém de Deus. 

Há ainda muito o que falar sobre o assunto. Não quero generalizar dizendo que todos os movimentos são ruins, mas é preciso tomar cuidado para que tais ideais não desrespeitem a palavra de Deus. Por mais que tenha uma vida profissional, o meu primeiro chamado foi para com a família, como a bíblia me ensinou. Auxiliarei meu marido, educarei meus filhos, farei a janta para ele sempre que puder, e ele me amará, cuidará de mim . E juntos nos aproximaremos de Deus.

Em resposta ao machismo há o amor. O amor como grande mandamento. Se ama, respeita. Se ama, valoriza. Lute pelo amor, pelos princípios da família. Ame uns aos outros, sujeitai-vos uns aos outros.

K.S.


___________________
O assunto é longo e polêmico. Então deixe seu
comentário: qual é a sua opinião?

Leia também...

0 comentários

Este é o seu espaço. Mas lembre-se: bom-senso é fundamental!